quarta-feira, 2 de abril de 2008

Plano de curso: Sociologia


Disciplina: Sociologia
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio
Cronograma: Ano letivo de 2008
.
Objetivos Gerais:
· Compreender as diferentes manifestações culturais e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual;
· Construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício pleno da cidadania, bem como perceber a si mesmo como elemento ativo, dotado de força política e capacidade de transformar a sociedade, construindo instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana;
· Produzir novos discursos sobre a realidade social, a partir das observações e reflexões realizadas, bem como identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade, a partir da teoria e do senso comum.
.
Objetivos Específicos:
· Compreender os diferentes discursos sobre a realidade social, amparadas nos vários paradigmas teóricos e as do senso comum;
· Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas e compreensão das transformações no mundo do trabalho;
· Valorizar as diferentes manifestações culturais através da compreensão e construção de uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa;
· Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação, avaliando o papel ideológico do “marketing” enquanto estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor;
· Identificar os paradígmas teóricos da sociologia, através de discursos e produções teóricas sobre a realidade social;
· Viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direito e deveres entre o poder público e o cidadão e tamvém entre os diferentes grupos;
· Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.;
· Identificiar os elementos cogntivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros;
· Reconhecer a importância da conscientização dos indivíduos em relação a saúde as formas de prevenção.
.
Conteúdos:
· Ciência, sociologia e sociedade;
· Instituições sociais (família, escola, igreja, estado e empresas);
· Fato Social, ação social e classe social;
· Senso comum e conhecimento científico;
· Preconceito: as diversidades;
· Constituição e o direito à diferença;
· Sexualidade;
· Políticas públicas de saúde;
· Prevenção, doenças sexualmente transmissíveis;
· Planejamento familiar;
· Drogas, dependência química;
· Etnocentrismo.
· Indentidade e alteridade;
· Conflito social, dominação cultural e hierarquia social
· Tipos de sociedade (tribal, medieval, capitalista, socialista, etc);
· Sociedade industrial, consumo;
· O trabalho nas sociedades capitalistas;
· A visão dos diferentes teóricos sobre o trabalho (Durkheim, Marx e Weber);
· Desemprego;
· A comunicação nas sociedades;
· Meios de comunicação de massa;
· Desigualdades sociais;
· Movimentos sociais;
· Violência;
· Cidadania e participação política;
· Política e relações de poder;
· Democracia;
· Estado absolutista, liberal, socialista, totalitário, neoliberal;
· Anarquismo;
· Ideologia;
· Cultura, diversiade cultural;
· Cultura e sociedade;
· Alienação;
· Mitologia;
· Religião;
· Globalização;
· Marginalidade e Pobreza;
· Terrorismo;
· Guerras étnicas;
· Nacionalismo e novas entidades;
· Meio ambiente;
· Público e privado;
· Biodiversidade;

Observação: Os conteúdos estão de forma aleatória e sua aplicação não seguem uma ordem específica. Deve-se, porém, trabalhar relacionando-os sequencialmente.
.
Metodologia:
· Apresentação de trabalhos individuais e coletivos;
· Leitura, interpretação e produção de textos;
· Aula audiovisual;
· Debates;
· Exposição;
· Estudo dirigido;
· Pesquisas;
· Resolução de exercícios;
.
Recursos:
· CD player;
· Aparelho de TV e DVD;
· Vídeos diversos (inclusive do Youtube)
· Computador;
· Letras de música, poemas e textos em geral;
· Giz e quadro-negro;
· Material impresso;
· Livro didático;

Observação: Parte da realização deste plano está sujeito à alguns recursos que deverão ser disponibilizados pela escola e da motivação dos alunos.
.
Avaliação:
· A avaliação será realizada através da observação em relação ao interesse, à participação, ao desenvolvimento das atividades produzidas oralmente ou por escrito, individuais ou coletivos, através de exercícios, trabalhos e provas;
· Assiduidade e relacionamento.
.
Bibliografia:
http://www.sociologia.incubadora.fapesp.br
Begot, Glaucioneia de Lima, Sociologia, 1ª série, ensino médio; Manaus, AM: Norte Editora, 2005;
Bacha Filho, Teófilo, 2ª série, ensino médio, Manaus, AM: Novo tempo, 2005;
Parâmetro em Ação, Sociologia, ensino médio; Ministério da Educação, Brasília;

14 comentários:

  1. Muito valioso esse material, principalmente para iniciantes , como eu. Estou iniciando o curso de Sociologia no Ensino Médio pela primeira vez e esse material será de muita valia para auxiliar-me na elaboração de meu plano de 2009.
    Parabéns pela iniciativa.
    Prof. Marluce Silva - Bahia

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom!
    também irei trabalhar com esta matéria, mas na modalidade EJA(1º E 2º), se possível me enviei materiaL(PLANO)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! gostei do plano,ótimo para auxiliar na construção de outros planos. Gostaria de receber lista de filmes para serem utilizados em sala de aula,para melhor ênfase dos conteúdos de sociologia.
    Grata. Dorimar Granjeiro
    Coari-Am

    ResponderExcluir
  4. Adorei o plano. Muito útil para quem está começando, como eu. Valeu. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o plano,muito bom para auxiliar na elaboração de outros planos. Gostaria de receber lista de filmes para serem utilizados em sala de aula,para melhor ênfase dos conteúdos de sociologia.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. muito bom esse material!!! Parabéns...
    Vou trabalhar com o ensino medio em rondônia, vai ser muito útil!!! abraços

    ResponderExcluir
  7. Gostei, vou trabalhar Sociologia pela primeira vez. Vai ajudar muito. Rondônia

    ResponderExcluir
  8. Adorei,estou trabalhando pela primeira vez com sociologia, esse material tem me ajudado muito.valeu!Feira de Santana, Ba.

    ResponderExcluir
  9. Convido-os a conhecer o blog Café com Sociologia

    http://cafecomsociologia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom. Funcionará como facilitador da atividade de plano de curso no ensino médio.

    ResponderExcluir
  11. Excelente! mas gostaria de um plano para iniciar o estudo da sociologia, introduzir os alunos nesta disciplina e motiva-los a querer entender, algo q indique a importancia desta disciplina para eles, tipo: Por que estudar sociologia???

    ResponderExcluir
  12. acabei de ler o seu planejamento e gostei, é fácil e prático de ser trabalhado, também estou no primeiro ano de trabalho com o curso de sociologia e está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  13. Valeu, vou utilizar esse material como base para elaborar o meu plano de curso. São Francisco norte de minas gerais.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal esse material, vai me ajudar bastante,pois é o primeiro com o curso de sociologia.

    ResponderExcluir