terça-feira, 13 de maio de 2008

O que é ética?



Falar sobre a ética é um tanto embaraçoso nos dias de hoje. A conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal, é cada vez mais intrigante... mas é necessário acreditar que há pessoas justas e éticas, e que sem elas o nosso mundo seria muito mais caótico.

O texto abaixo é da aluna Ana Paula da Silva Rosa, da 3ª série do ensino médio da Escola América Sarmento Ribeiro. Foi uma das dissertações que me impressionou pela expressividade e segurança ao lidar com um assunto um tanto esquecido.

O QUE É MESMO ÉTICA?
A palavra ética ainda se mantém fora da vivência da maioria das pessoas, que só se mantém para satisfazer sua próprias necessidades. Dizer um "Bom Dia", olhar para o outro com a satisfação de estar ali quando precisar, entre outras situações - se tornam bobagem para o homem com a chamada "perca de tempo" e essas atitudes transformam as pessoas em seres sozinhos e sem satisfação própria.

Vale lembrar daqueles indivíduos que se dizem éticos e conhecem a realidade da sociedade, mas infelizmente cruzam os braços e acabam fazendo tudo ao contrário de seu dever, contribuindo para uma nação de egoístas e amargurados.

A satisfação individual humana é algo meio que assustador, porque a humanidade só vive para se embelezar, comprar o carro do ano, fazer gastos inúteis com roupas de grife, e não se interessam em sequer olhar para o outro lado da rua... ou até mesmo para a sua família. Pessoas pedindo socorro, querendo apenas um pedaço de pão, um cobertor para aliviar o frio e um apoio de um "anjo".

Em virtude dos fatos mencionados, os verdadeiros éticos são aqueles que procuram encontrar a sua felicidade na felicidade dos outros, e os antiéticos são aqueles que não conseguem ou não querem ver a realidade e por isso terminam sem rumo e satisfação.
Ana Paula da Silva Rosa
Turma 331, Esc. América Sarmento Ribeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário