domingo, 14 de dezembro de 2008

Projeto Pró-comunidade


A coordenação da escola, mediante a apresentação de alguns projetos de intervenção, vem otimizando o currículo escolar com alguns temas pautados na realidade dos educandos, propiciando uma formação educacional condizente com as suas necessidades.



O projeto Pró-comunidade tem como finalidade despertar na comunidade escolar o interesse pelas práticas sociais que visem à construção da cidadania e à participação em ações sociais sem fins lucrativos. Relacionando-o à proposta da coordenação, que é de trabalhar as profissões, o projeto irá discutir os aspectos econômicos e sociais pertinente ao emprego e desemprego. Ao focalizar a realidade da comunidade, os alunos perceberão que a volatilidade do emprego está ligada diretamente às oportunidades de trabalho, bem como à qualificação profissional. Isto significa que a estabilidade no mercado de trabalho está intrinsecamente conexa à valorização que se dá aos estudos, sendo o suporte entre as competências e oportunidades de trabalho.
.
Sabemos que os índices de desempregos não existem por falta de pessoas capacitadas e sim, por falta de oportunidades. E se a formação profissional não é o bastante, ficam evidentes as dificuldades daqueles que não tem condições de competitividade. Em nossa comunidade existem diversas famílias nessa situação, sem emprego e sem oportunidades de trabalho. Pais e mães passam por dificuldades financeiras e o sustento dos filhos e a oferta de condições básicas de vida ficam comprometidos.

O projeto Pró-comunidade tem em sua principal atribuição a arrecadação de alimentos não-perecíveis. Entendemos que a distribuição de cestas básicas é uma ação emergencial que não resolve os problemas das famílias, mas em contrapartida tornar-se-á uma iniciativa promovida pela escola que fortalecerá o princípio da coletividade e da solidariedade, valores que devem ser trabalhados e proporcionados em qualquer contexto escolar.

O projeto arrecadou cerca de 700 quilos de alimentos não perecíveis. Cada turma ficou responsável para indicar uma família da comunidade que esteja precisando de doações. Além dessas famílias, outras foram beneficiadas, indicadas por funcionários da escola que conhecem de perto a realidade de algumas famílias da comunidade.
Escola Estadual América Sarmento Ribeiro
Professor Leonilton M. Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário