sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Charadas e Enigmas


Fiz essa dinâmica com os alunos e resolvi postar aqui. A resposta está no final, mas só veja depois de tentar descobrir, ok?

1. 7 de setembro existe em Portugal?

2. Alguns meses têm 30 dias, outros têm 31. Quantos têm 28?

3. Numa caixa de fósforo, havia apenas um fósforo. No porão havia um tambor de gasolina, uma lamparina e um lampião. O que acender primeiro?


4. Uma paciente recebeu três comprimidos do médico. Esses comprimidos deveriam ser tomados a cada trinta minutos. Em quanto tempo a paciente tomaria todos os comprimidos?


5. Numa estrada, ia uma boiada com 100 bois. 40 morreram no caminho, quantos ficaram?


6. Quantos animais de cada espécie moisés colocou na arca?


7. A capital dos Estados Unidos é New York ou Nova Iorque?


8. Um avião decolou lotado do Brasil para a Venezuela, mas caiu bem na fronteira. Onde os sobreviventes foram enterrados?


9. Quanto dá o dobro da metade de dois?


10. O pai do padre é filho do meu pai. O que eu sou do padre?


11. Uma pata, nascida no Chile, bota um ovo na divisa entre Brasil e Chile. De quem é o ovo?


12. Dois amigos conversavam quando um rapaz passa na frente deles e acena para um deles. O outro amigo, curioso, pergunta quem é. Então ouve a resposta em forma de charada: "Não tenho irmãs ou irmãos, mas o pai daquele rapaz é o filho do meu pai." Quem era o rapaz do lado?


Respostas:

1. Sim, só não se comemora o dia da Independência do Brasil.
2. Todos
3. O fósforo
4. Uma hora
5. Ficaram os 40 que morreram.
6. Nenhum, porque foi Noé e não, Moisés.
7. É Washington.
8. Em lugar nenhum, pois sobreviveram.
9. Dois.
10. Tio.
11. Não há fronteira entre o Brasil e o Chile.
12. Filho

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Plano de Curso

Este plano de curso pode orientar alguns professores na elaboração de um. Está voltado aos alunos de Língua portuguesa da 5ª série.


PLANO DE CURSO

Discliplina: Língua portuguesa

Público Alvo: Alunos da 5ª série

Cronograma: Ano letivo de 2008.


Objetivos Gerais:
* Utilizar a linguagem como elemento articulador das situações sociais e cotidianas;
* Desenvolver o hábito da leitura e da escrita, bem como produzir e interpretar textos de diferentes gêneros;
* Compreender a gramática normativa como forma de organização de um estudo da língua;

Objetivos Específicos:
* Analisar textos fonológica e morfossintaticamente;
* Ler, interpretar e produzir textos em geral;
* Realizar os diversos tipos de leitura em sala de aula: autônoma, colaborativa, coletiva, em voz alta pelo professor, com observações, etc.
* Recitar poemas, bem como ouvir, ler e cantar músicas;
* Desenvolver a competência comunicativa através das diferentes formas de manifestação da linguagem;
* Buscar informações e pesquisas em diversas fontes: jornais, revistas, enciclopédias, etc;
* Identificar e utilizar os diversos itens gramaticais;
* Utilizar o dicionário como suporte na elaboração de palavras e criação de textos;
* Realizar estudos dirigidos;
* Resolver exercícios escritos e complementares.

Conteúdo:
* Leitura, interpretação e produção de textos;
* Competência comunicativa: o uso da gramática natural e da gramática normativa;
* Estudo da gramática através de textos;
* Comunicação: intenção, situação e contexto

* Variedades linguisticas;
* Linguagem verbal e linguagem não-verbal e mista;
* Tonicidade, acentuação, pontuação
* Palavras homógonas e homógrafas;
* Conotação e denotação;
* Análise fonológica: fonema, letra, sílaba, divisão silábica;
* Análise morfossintática: classe de palavras, sujeito e predicado, frase, oração e período, transitividade verbal, verbos, adjunto adnominal e adverbial;
* Concordância e regência (adequar ao nível do aluno);
* Elaboração de projetos: intercâmbio de cartas, coletâneas de textos de diversos gêneros, jornal-mural, produção de um livro sobre um tema pesquisado, entre outros.

Metodologia:
* Apresentação de trabalhos individuais e coletivos;
* Leitura, interpretação e produção de textos diversos;
* Exposição;
* Estudo dirigido;
* Pesquisas;
* Projetos;
* Resolução de exercícios;

Observação: O processo de ensino e aprendizagem como construção de conhecimento do aluno é requisito para a aplicação da metodologia, sendo esta sujeito à avaliações para a sua efetivação.



Recursos:
* CD player;
* Aparelho de TV e DVD;
* Computador;
* Letras de música, poemas e textos em geral;
* Giz e quadro-negro;
* Mural;
* Cartolinas;
* Folhas diversas
* Pinceís, réguas, lápis de cor, giz de cera, cola;
* Livro didático;
* Dicionários;
* Livros de literatura;
* Revistas em quadrinhos;
* Jornais e revistas;

Observação: Parte da realização deste plano está sujeito à alguns recursos que deverão ser disponibilizados pela escola e da motivação dos alunos.


Avaliação:
* A avaliação será realizada através da observação em relação ao interesse, à participação, ao desenvolvimento das atividades produzidas oralmente ou por escrito, individuais ou coletivos, através de exercícios, trabalhos e provas;
* Assiduidade e relacionamento.


Bibliografia:
* Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília, 1997;
* http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf
* Borgatto, Ana Maria Triconi, Tudo é linguagem, 5ª série / Ana Maria Triconi Borgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lúcia de Carvalho Marchezi; São Paulo: Ática, 2006.

*Preserve os direitos autorais.