sexta-feira, 4 de abril de 2008

DEFICIENTES? (ser normal é ser igual?)



DEFICIENTE é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência do seu destino;

LOUCO é quem não sabe ser feliz com o que possui;

CEGO é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores;

SURDO é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo ou apelo de um irmão, pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês;

MUDO é que aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia;

PARALÍTICO é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam da sua ajuda;

DIABÉTICO é quem não consegue ser doce;

ANÃO é quem não sabe deixar o amor crescer;

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois MISERÁVEIS são todos aqueles que não conseguem falar com Deus.

(Mário Quintana)

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Plano de curso: Sociologia


Disciplina: Sociologia
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio
Cronograma: Ano letivo de 2008
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Objetivos Gerais:
· Compreender as diferentes manifestações culturais e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade enquanto princípio estético, político e ético que supera conflitos e tensões do mundo atual;
· Construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício pleno da cidadania, bem como perceber a si mesmo como elemento ativo, dotado de força política e capacidade de transformar a sociedade, construindo instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana;
· Produzir novos discursos sobre a realidade social, a partir das observações e reflexões realizadas, bem como identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade, a partir da teoria e do senso comum.
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Objetivos Específicos:
· Compreender os diferentes discursos sobre a realidade social, amparadas nos vários paradigmas teóricos e as do senso comum;
· Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, a partir das observações e reflexões realizadas e compreensão das transformações no mundo do trabalho;
· Valorizar as diferentes manifestações culturais através da compreensão e construção de uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação de massa;
· Construir uma visão mais crítica da indústria cultural e dos meios de comunicação, avaliando o papel ideológico do “marketing” enquanto estratégia de persuasão do consumidor e do próprio eleitor;
· Identificar os paradígmas teóricos da sociologia, através de discursos e produções teóricas sobre a realidade social;
· Viabilizar o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direito e deveres entre o poder público e o cidadão e tamvém entre os diferentes grupos;
· Compreender as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida, gerados por mudanças na ordem econômica.;
· Identificiar os elementos cogntivos, afetivos, sociais e culturais que constituem a identidade própria e a dos outros;
· Reconhecer a importância da conscientização dos indivíduos em relação a saúde as formas de prevenção.
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Conteúdos:
· Ciência, sociologia e sociedade;
· Instituições sociais (família, escola, igreja, estado e empresas);
· Fato Social, ação social e classe social;
· Senso comum e conhecimento científico;
· Preconceito: as diversidades;
· Constituição e o direito à diferença;
· Sexualidade;
· Políticas públicas de saúde;
· Prevenção, doenças sexualmente transmissíveis;
· Planejamento familiar;
· Drogas, dependência química;
· Etnocentrismo.
· Indentidade e alteridade;
· Conflito social, dominação cultural e hierarquia social
· Tipos de sociedade (tribal, medieval, capitalista, socialista, etc);
· Sociedade industrial, consumo;
· O trabalho nas sociedades capitalistas;
· A visão dos diferentes teóricos sobre o trabalho (Durkheim, Marx e Weber);
· Desemprego;
· A comunicação nas sociedades;
· Meios de comunicação de massa;
· Desigualdades sociais;
· Movimentos sociais;
· Violência;
· Cidadania e participação política;
· Política e relações de poder;
· Democracia;
· Estado absolutista, liberal, socialista, totalitário, neoliberal;
· Anarquismo;
· Ideologia;
· Cultura, diversiade cultural;
· Cultura e sociedade;
· Alienação;
· Mitologia;
· Religião;
· Globalização;
· Marginalidade e Pobreza;
· Terrorismo;
· Guerras étnicas;
· Nacionalismo e novas entidades;
· Meio ambiente;
· Público e privado;
· Biodiversidade;

Observação: Os conteúdos estão de forma aleatória e sua aplicação não seguem uma ordem específica. Deve-se, porém, trabalhar relacionando-os sequencialmente.
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Metodologia:
· Apresentação de trabalhos individuais e coletivos;
· Leitura, interpretação e produção de textos;
· Aula audiovisual;
· Debates;
· Exposição;
· Estudo dirigido;
· Pesquisas;
· Resolução de exercícios;
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Recursos:
· CD player;
· Aparelho de TV e DVD;
· Vídeos diversos (inclusive do Youtube)
· Computador;
· Letras de música, poemas e textos em geral;
· Giz e quadro-negro;
· Material impresso;
· Livro didático;

Observação: Parte da realização deste plano está sujeito à alguns recursos que deverão ser disponibilizados pela escola e da motivação dos alunos.
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Avaliação:
· A avaliação será realizada através da observação em relação ao interesse, à participação, ao desenvolvimento das atividades produzidas oralmente ou por escrito, individuais ou coletivos, através de exercícios, trabalhos e provas;
· Assiduidade e relacionamento.
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Bibliografia:
http://www.sociologia.incubadora.fapesp.br
Begot, Glaucioneia de Lima, Sociologia, 1ª série, ensino médio; Manaus, AM: Norte Editora, 2005;
Bacha Filho, Teófilo, 2ª série, ensino médio, Manaus, AM: Novo tempo, 2005;
Parâmetro em Ação, Sociologia, ensino médio; Ministério da Educação, Brasília;