segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Índios da etnia Yekuana lançam livro "Tanöökö".

“Tanöökö: Festa dos caçadores yekuana” foi lançado no dia 09 de fevereiro, no Auditório Alexandre Borges, na Universidade Federal de Roraima. O livro é composto por narrativas de anciãos e histórias escritas por alunos do curso de Licenciatura Intercultural.

A etnia Yekuana vive em três comunidades localizadas às marges dos rios Uraricoera e Auaris e tem uma população estimada em 470 pessoas no estado de Roraima. Na Venezuela esse número fica próximo dos 5 mil.

O lançamento é um marco inédito para os yekuana, que pela primeira vez têm registrada sua história em livro. Os capítulos estão todos relacionados à festa conhecida por Tanöökö, que envolve contato entre comunidades, caçadas, festas e cantos .

O trabalho foi realizado com apoio do Banco Mundial, Instituto de Pesquisas da Amazônia, Núcleo de Educação Indígena Insikiran, Fundação Nacional do Índio, Projetos Demonstrativos dos Povos Indígenas (Ministério do Meio Ambiente) e Núcleo Histórico Socioambiental.

“Henrique Aleuta Gimenes, Raul Luís Yacashi Rocha e Reinaldo Luís Rocha são índios yekuana e participaram da organização e revisão dos textos em língua materna”, explicou a professora do Insikiran, Elaine Moreno.

Fonte: www.ufrr.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário