sábado, 25 de abril de 2009

Língua Traiçoeira

Nesse mundo pós-moderno, o avanço da tecnologia ainda prega algumas peças aos amantes do universo virtual. O computador hoje em dia é uma poderosa ferramenta de comunicação. Em questão de segundos, podemos viajar a qualquer lugar, estudar povos, costumes... Conhecer e conhecer-se, informar e informar-se...
.
Todavia, a internet não aplica alguns traços da língua portuguesa, como os acentos, por exemplo. Isto porque está mais centrada no inglês, isenta de acentuação.

Uma autora de um certo blog, na melhor das intenções poéticas, fez uma postagem com o título "O céu abre-se ao meio / e cai-me no regaço ". Já o link da postagem, devido a eliminação de caracteres acentuados, resolveu caprichar num verso, um pouco mais excêntrico que o original: http:nomedoblog/2006/10/o-cu-abre-se-ao-meio-e-cai-me-no-regao.html
Link: http://luzpresenca.blogspot.com/2006/10/o-cu-abre-se-ao-meio-e-cai-me-no-regao.html

Fica então um aviso: cuidado com o que posta na internet, kkk!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Aluno da escola América Sarmento vence o 38º concurso internacional de redação de cartas.

O 38º Concurso Internacional de Cartas, promovido pelos Correios, teve a sua primeira etapa (fase estadual) encerrada. Os alunos participantes tiveram que escrever uma carta de 500 a 1000 palavras, contando como o trabalho decente pode ajudar uma pessoa a ter uma vida melhor. O aluno da escola América Sarmento Ribeiro, Rômulo Catanhede de Aquino, 11 anos, 5ª série, foi o vencedor da fase estadual. A carta do aluno Rômulo vai concorrer com outras vencedoras na fase nacional.
.
Apenas os alunos da 5ª série da escola participaram do concurso, sob a orientação do professor de Língua Portuguesa, Leonilton. A direção e a coordenação da escola recebeu o resultado com alegria, tendo em vista que o concurso é muito concorrido e ter um aluno vencedor representando a escola demonstra que os alunos tem potencial e que a qualidade de ensino é compromisso da unidade escolar.
.
A solenidade de premiação será em maio na diretoria regional dos correios. O 1º colocado receberá 1 DVD player Portátil com Tela LCD; Álbum de selos postais e certificado.
.
Parabéns ao aluno Rômulo, desejamos sucesso na fase nacional!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Quem sou eu?

Das definições que se vêem em perfis de orkut, esta é uma das melhores que já encontrei, embora não saiba quem é o autor. Usei-a no meu profile por um certo tempo.

Eu sou todos, sou nenhum… sou um pouco de cada um… sou este, esse, aquele, aquele outro… e sou eu! Estou sendo um pouco de ti, por estares lendo-me, assim como estarei sendo um pouco de teus correlatos, por eles possuirem contato comigo através de ti.

Sou o que o mundo molda e sou quem molda o mundo. Dias mais, dias menos, mas sempre um dos dois papéis exerço. Não há ambiente que não afete meu humor, nem humor meu que não afete o ambiente. O ciclo do mundo seria outro se eu não tivesse, de certa feita, bloqueado uma única gota de cair do céu direto no chão.

Sou o que escrevo, e escrevo o que sou. Mas não escrevo tudo o que sou, nem sou tudo o que escrevo. O todo deve ser entendido como o todo e como suas partes, e as partes devem ser vistas pelas suas funções e pelo conjunto. Não há função das partes sem o todo, nem o todo sem as partes. Eu sou tudo que me representa, tudo o que não me representa e tudo o que nem tem ligação comigo.

Posso até pensar o que sou, mas, infelizmente, dificilmente serei quem penso. Sou, também; porém, sou o que os outros pensam que sou, e o que pensam que não sou.

E tu, o que pensas de mim? Ou melhor, quem pensas ser pra querer saber quem sou?